google-site-verification: googleaaf98edddc966aba.html

SOBRE O DOJO

          Iniciamos os treinos de Aikido na cidade de Campinas no dia 08 de Agosto de 2010, sendo o terceiro Dojo de Aikido na cidade naquela época. O grupo inicialmente se chamava Aikido Campinas, em 2011 nos filiamos ao Instituto Maruyama de Aikido, nesse ano também o Dojo passou a se chamar Jireh Dojo.

Jireh - é uma expressão hebraica composta de duas palavras. A primeira é o nome de Deus no Antigo Testamento: "Yêhovah", que é comumente pronunciado no português como "Jeová". A outra palavra hebraica é "yireh". A expressão completa significa algo como "O Senhor Proverá".YHWH (Ha'Shem).

O SIMBOLO DO JIREH DOJO

          A grama é o protótipo da sociedade perfeita. A grama é da família das Plantas, como a maioria dos vegetais, frutas e gramíneas. Toda grama é uma gramínea, mas nem toda gramínea é uma grama. Organizada e avançando por cada metro quadrado de terra, a grama simboliza a ideologia da ordem e progresso. Na grama não há indivíduo, apenas a colônia, que invade cada centímetro quadrado de espaço. Poucas coisas detém a grama em seu avanço. Roseiras e seus espinhos são inofensivos para a grama. Majestosos Jequitibás também não passam impunes. Mesmo o Babaçu que no Maranhão abunda não pode com a grama.

O Mato às vezes vence a grama. Mas quase sempre a guerra empata. É que o mato é um conjunto de vegetais desorganizados e bárbaros, e sua iniciativa personalista não vence a grama em organização. Até porque o mato começa a brigar entre si e um subindo em cima do outro. A grama é mais democrática e prefere crescer para o lado, enquanto o mato tende a se concentrar na vertical.

O Aikido, assim como a grama, se fixa em um território se espalhando organizadamente, com simplicidade, beleza e harmonia.

Não existem competições no Aikido, nossa batalha é contra nosso "eu" interior, que às vezes se comporta como um "mato" desorganizado e bárbaro, pensando somente em crescer e por vezes, passando por cima de outras pessoas. Então é ora de agir como a grama e crescer para o lado, junto com os demais integrantes da sociedade, pensando no conjunto e não isoladamente, para que todos alcancem o objetivo almejado.

Todo aluno(a) do Jireh Dojo quando sentir que o ego está aflorando, basta olhar para a folha da grama bordada no dogui e retomar a humildade.

O Jireh Dojo tem por objetivo a divulgação de Aikido, sob a supervisão de nosso Shihan Roberto Maruyama 7º Dan Aikikai, de acordo com as técnicas e orientações da Fundação Aikikai do Japão (Hombu Dojo) liderada pelo atual Doshu Moriteru Ueshiba, para melhoria da saúde, recursos para preservação da integridade individual e melhoria da qualidade de vida.

Tendo em vista que o Aikido foi criado no Japão, também abrangerá a divulgação de aspectos da etiqueta e tradição da cultura japonesa nas questões concernentes à prática do Aikido.

O Jireh Dojo possui duas unidades nas cidades de Campinas e Jundiaí para a divulgação e prática da Arte Marcial de Morihei Ueshiba.

CONTATO: WhatsApp (11) 97426-8232

Endereço: Rua Emile Pilon,56

 

Cep:13202-560

Vila Árens | Jundiai-SP 

dojoaikidojundiai@gmail.com​

Endereço: Rua Plínio Pereira Neves, 430

Cep:13041-220

Jardim Leonor | Campinas-SP

dojoaikidocampinas@gmail.com

© 2018 desenvolvido por Jireh dojo Aikido