google-site-verification: googleaaf98edddc966aba.html

Ainda tenho idade para treinar ?

Você já deve ter escutado a frase "antes tarde do que nunca". O famoso dito popular se aplica a diversas situações, inclusive à vida saudável. Se você tem mais de 35...40 anos e pensa que é tarde para começar a se exercitar, ou, talvez, que seu corpo já está fraco para suportar a carga de exercícios, é hora de repensar o assunto.

Nessa fase da vida, é comum que exista perda de massa muscular e óssea, tanto para homens quanto para mulheres. Para homens, elas acontecem por causa da redução dos níveis hormonais, em especial da testosterona e, para mulheres, isso é bem comum no climatério e na menopausa, fase onde os níveis de hormônios femininos são reduzidos no organismo da mulher, o que ocasiona uma série de mudanças, como perdas ósseas. Além dessas reduções, depois dos 40, a condição cardiorrespiratória costuma piorar.

Nessa fase, são comuns doenças oportunistas e crônico-degenerativas, como hipertensão, diabetes, mau colesterol (LDL) elevado e até mesmo osteoporose. Optar por uma vida ativa traz melhoria e fortalecimento de toda a aparelhagem cardiorrespiratória (o que inclui coração e pulmões), fortalecimento muscular, melhoria da coordenação motora, melhor flexibilidade e melhor controle de composição corporal, colesterol, glicemia e pressão arterial.

Nos treinos de Aikido os limites individuais são respeitados, além de que a máxima do Aikido é a não utilização da força física excessiva, usamos a movimentação do "atacante" para harmonizar e aplicar um contra golpe com uma chame de imobilização ou mesmo projeção.

Um dia para todo mundo a força física acaba !




417 visualizações

CONTATO: WhatsApp (11) 97426-8232

Endereço: Rua Emile Pilon,56

 

Cep:13202-560

Vila Árens | Jundiai-SP 

dojoaikidojundiai@gmail.com​

Endereço: Rua Plínio Pereira Neves, 430

Cep:13041-220

Jardim Leonor | Campinas-SP

dojoaikidocampinas@gmail.com

© 2018 desenvolvido por Jireh dojo Aikido