google-site-verification: googleaaf98edddc966aba.html

Problema de saúde ou limitação física me impedem de treinar?


A imagem fala por si !

Muitas pessoas quando nos procuram perguntam se é possível treinar devido alguma limitação física ou problema de saúde. Ocorre que a própria falta de exercício pode ser um fator de risco tão grave para o coração quanto hipertensão, diabetes, tabagismo, colesterol alto ou obesidade e, se associado a estes, pior ainda. Para se ter uma idéia, de acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde, 70% da população mundial é sedentária.

Num próximo Post falaremos mais sobre os benefícios de se praticar atividade física, agora, respondendo a pergunta inicial a nossa recomendação para quem já tenha conhecimento de que possua algum problema de saúde mais sério, antes de chegar à academia é muito importante que se faça uma avaliação clínica geral para, aí sim, começar a treinar.

No estado de São Paulo as academias não são mais obrigadas a exigir exame médico de novos alunos ou renová-lo após seis meses. A regra, que era válida até o dia 9 de janeiro, foi modificada pelo vereador licenciado Antonio Donato (PT) e promulgada pelo presidente da Câmara Municipal, José Américo (PT). Se por um lado alguns alunos comemoram uma etapa a menos na hora da matrícula, por outro os médicos criticam a mudança.

A partir de agora, só precisarão fazer exames alunos que estão fora da faixa etária entre 15 e 69 anos.  Os demais só serão obrigados a responder um questionário com perguntas relacionadas a problemas ósseos, nas articulações, circulatórios e cardíacos. Caso haja suspeita de alguma doença ou complicação, a academia pode encaminhá-lo a um especialista, mas não é obrigada a assumir qualquer responsabilidade.

A justificativa para apresentar o projeto foi de que a obrigatoriedade do exame médico faz com que os alunos percam o incentivo às atividades físicas em academias e optem por exercícios em casa ou ao ar livre, o que pode causar mais danos à saúde. A iniciativa, porém, divide opiniões entre alunos, instrutores e médicos.

Pessoas que possuam alguma limitação física ou problema de saúde, cirurgia na coluna, nos joelhos dentre outros e isso leve a causar alguma dúvida se poderá ou não praticar Aikido, orientamos que procure a orientação de seu médico.

O médico é a pessoa mais indicada para lhe informar não apenas se poderá praticar, mas qual a melhor atividade física para cada caso, levando em conta seu histórico médico.

No Aikido os limites das pessoas são respeitados e após o aval de seu médico, iniciará seu treinamento realizando as técnicas que conseguir, o importante é se mexer !

27 visualizações

CONTATO: WhatsApp (11) 97426-8232

Endereço: Rua Emile Pilon,56

 

Cep:13202-560

Vila Árens | Jundiai-SP 

dojoaikidojundiai@gmail.com​

Endereço: Rua Plínio Pereira Neves, 430

Cep:13041-220

Jardim Leonor | Campinas-SP

dojoaikidocampinas@gmail.com

© 2018 desenvolvido por Jireh dojo Aikido