google-site-verification: googleaaf98edddc966aba.html

Tipos de reverências (arcos)

Existem diferentes tipos de arcos destinados a mostrar respeito em várias formas. Por exemplo, o grau do ângulo em que uma pessoa se curva está relacionado com a profundidade de respeito que a pessoa quer demostrar em relação à outra com quem está interagindo.

Um arco simples de cerca de 5 graus chamado mokurei é comumente usado em encontros informais, como entre amigos e familiares. Esse cumprimento se caracteriza em curvar levemente a cabeça. Há outros tipos específicos de curvatura que estão diretamente ligados ao grau do arco: eshaku, keirei e saikeirei. Essas saudações podem ser feitas em pé ou sentado.

Eshaku é um arco de cerca de 15 graus que é usado em torno de conhecidos e é uma maneira geralmente educada de agradecer ou casualmente cumprimentar alguém.

Keirei é o próximo nível de arco que é de cerca de 30 graus. Esse arco é comumente usado em situações de negócios, como saudar possíveis parceiros de negócios ou clientes, ou mostrar respeito a alguém mais velho ou que seja de status superior ao seu.

Saikeirei é um arco de 45 graus. É o mais formal desses três arcos e possui um significado mais profundo. Este arco pode ser usado para mostrar respeito a alguém de status muito elevado, como o imperador, ou para demonstrar um forte sentimento de culpa.

Por último, o arco menos utilizado é conhecido como dogeza.

Este arco é usado apenas em circunstâncias extremamente graves, como quando um erro cometido leva à morte de outra pessoa. A pessoa deve ficar de joelhos e colocar o rosto e as mãos no chão.

Possivelmente, você deve ter visto o “dogeza” em filmes de samurai ou yakuza. Nas cenas vemos uma pessoa, pressionando o rosto no chão. Dogeza seria um pedido de perdão por ter cometido algo realmente desonroso, geralmente acompanhado de frases como Makoto ni Moushiwake Gozaimasen deshita “Eu sinceramente peço perdão pelo que fiz”.

Em pé ou sentado?

O arco pode ser feito tanto em pé (seiritsu) como sentado (seiza). Seiza é a maneira que devemos nos sentar no Japão durante situações formais, tais como a cerimônia do chá. Para ficar nessa posição, os homens devem se ajoelhar, com uma perna de cada vez, enquanto as mulheres devem colocar os dois joelhos no chão ao mesmo tempo, se possível.

Os homens devem se curvar com as mãos e os braços ao lado do corpo, enquanto as mulheres se curvam com as mãos e os braços na frente.

No caso de não saber qual arco fazer diante de uma pessoa que não conheça, opte pelo arco de 30 ° (Keirei). Esse arco é um coringa que pode ser usado nessas situações.





Texto extraído do site japaoemfoco.com





19 visualizações

CONTATO: WhatsApp (11) 97426-8232

Endereço: Rua Emile Pilon,56

 

Cep:13202-560

Vila Árens | Jundiai-SP 

dojoaikidojundiai@gmail.com​

Endereço: Rua Plínio Pereira Neves, 430

Cep:13041-220

Jardim Leonor | Campinas-SP

dojoaikidocampinas@gmail.com

© 2018 desenvolvido por Jireh dojo Aikido